Rio de Janeiro sedia o 6ª CONAFE. Congresso contou com presença do Advogado-Geral da União, Bruno Bianco

Evento promove rodas de conversa e atividades até o próximo domingo (18).

Começou na noite desta quinta-feira (15), o maior Congresso da Advocacia Pública Federal, o 6º CONAFE. O evento promovido pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) vai até domingo (18), no Club Med Rio das Pedras – Rio de Janeiro (RJ).

Após um longo intervalo devido à pandemia, a abertura do evento reuniu Advogados da União, Procuradores Federais, Procuradores do Banco Central e Procuradores da Fazenda Nacional. Após saudação inicial realizada pelo Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, o Diretor de Gestão da ANAFE Saúde, Ricardo Wey, anunciou o registro da ANAFE Saúde junto à ANS e a divulgação da tabela de valores dos planos.

Em seguida, os participantes assistiram uma apresentação de comédia stand-up exclusiva com o humorista Diogo Portugal. A Banda Bloody Mary foi a responsável por animar os presentes.

CONVERSA COM O AGU

Nesta sexta-feira (16), o Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal, participou de uma conversa com os associados. Com ampla participação dos colegas, o AGU que é associado da ANAFE defendeu a discussão de um projeto de lei complementar para a inclusão de forma adequada e definitiva das carreiras na União. “Precisamos manter a AGU como ela é, com toda a dignidade possível”, disse.

O Advogado-Geral da União destacou a importância da Instituição como Função Essencial à Justiça, essencial ao Estado. Também ressaltou o trabalho das associações no fortalecimento da casa. “Quero uma AGU cada vez mais conhecida, onde as pessoas entendam o que o advogado público faz e contribui para a sociedade. Passa por ela todos os problemas e situações que foram sancionadas pelo Ministério para que nós encontremos o melhor caminho. “Nós somos um local de resolução de problemas de toda a administração pública federal”, afirmou.

Para Bruno Bianco, a Advocacia-Geral da União ganhou um novo status. “Não existe hoje política pública que não passe por um Advogado Público Federal. Seja na sua concepção, elaboração, sanção e até mesmo defesa perante os órgãos de controle. Somos uma máquina que gira sozinha e que blinda qualquer objetivo que não seja legal ou constitucional”, completou.

O Advogado-Geral da União fez questão de ouvir todas as perguntas dos participantes e esclareceu ponto a ponto buscando reunir o posicionamento da base. Após sua fala, a Diretora de Promoção à Saúde, Fátima Cristina da Silva Mendes e Diretora de Aposentados e Pensionistas da ANAFE, respondeu aos questionamentos dos associados sobre o ANAFE Saúde. À tarde, foi realizada reunião do Colegiado. Ao final do dia, a programação terminará com roda de samba com o Grupo Pra Elas.

OFICINAS TÉCNICAS

Já neste sábado (17), serão realizadas três oficinas técnicas. Os temas serão: Assédio moral institucional; Risco psicossocial na Advocacia Pública Federal: aspectos jurídicos; e representação das autoridades e servidores públicos pela AGU. Para encerrar a programação com chave de ouro, o Grupo Monobloco será a atração principal da festa.