Recuo perturbador

O setor de serviços é no caso brasílico o que garante maior número de empregos, mas revelou recuo em outubro de menos 1,2% o que já acontecera em setembro. Felizmente no aglomerado de doze meses registra 8,2% positivos. Não há ainda sinal de recessão, embora no momento as perspectivas zero tenham de alentadoras.

Pandemia

Entre domingo e segunda tivemos 39 óbitos, 1.865 infecções em 24 horas em graduação pátrio. No Paraná, três mortes e 859 casos, Curitiba um óbito e 46 novos casos. É uma tendência animadora indicando que as medidas profiláticas são corretas. Há ainda trombadas entre o governo federalista e os estaduais e municipais uma vez que a questão do passaporte de vacinas contra o qual a Advocacia Universal da União ingressou no STF. Apurou-se que o Ômicron pode gerar mais reinfecção do que a versão delta. A Anvisa ofídio passaporte da vacina em aeroportos e fronteiras.

Racismo

Um estudo recente apurou que 83% dos mortos em ações policiais no Rio de Janeiro são negros ou pardos, indumento que expõe de maneira muito clara o que chamam de racismo estrutural.

Homenagem

A rua Prudente de Moraes na Capital até 23 de dezembro homenageará o responsável Harry Potter em meio às promoções natalinas. Por sinal que a Polícia Militar tem programa específico para as festas natalinas e de término de ano no Paraná, dentre elas a do verão do litoral.

Silêncio

O presidente da Câmara, Arthur Lira, desprezou a Lei de Aproximação à Informação rejeitando pedido formal para vulgarizar o nome dos deputados que votaram na PEC dos Precatórios e que passou por quatro votos. O manobrismo adotado tem gerado tensões entre Câmara e Senado. O STF iniciou ontem a avaliação daquela decisão que proibia o orçamento secreto e mormente as emendas do relator.

CPI

Tudo o que diz saudação à CPI da Covid está atado: suas denúncias e propostas travam, a um só tempo, no Congresso e mormente na Procuradoria Universal da República. Senador Renan Calheiros culpa a presidência da Câmara Subida pelo tardada e a acusa de dar prioridade a pautas do governo Bolsonaro.

Combate

A luta pelas vagas no Tribunal de Contas da União é predominantemente uma desculpa de senadores – dentre eles Antonio Anastasia, Fernando Bezerra e Katia Abreu – mas que diz saudação também aos suplentes que ocupariam tais vagas. A disputa é acirradíssima.

Anulações

Ações contra o ex presidente Michel Temer e o senador José Serra foram tidas uma vez que anuladas pela Procuradoria Universal da República, embora sem julgamento pelo STF. O clima confuso, o racha entre poderes, facilita essas questões que não foram levadas ao colegiado e que a PGR sequer recorreu.

Estufa

A ONU informou que nas geleiras a temperatura teria chegado a incríveis 38 graus centígrados, o integral recorde de todos os tempos.

Frota

Ministro Anderson Torres , da Justiça, e chefes das três corporações policiais foram ao ministro Paulo Guedes, da Economia, pedir reajuste salarial. É do interesse de Bolsonaro, mas já se apurou que um aumento de 5% para todas as categorias teria um impacto de R$ 15 bi ou RS 3 bi a cada 1% de aumento.

Folclore

A Embrapa apurou que vacas bravas emitem 40% mais gás metano e produzem menos leite. A pecuária entrou para valer na lista dos setores mais checados quando se trata de redução do gás metano, depois de o país ter assinado o Compromisso Global do Metano na COP26.

Porquê você avalia o teor que acabou ler?