Pensando em mudar de contador? Conheça o novo modelo de contabilidade 2.0 | Especial Publicitário – Marka Contabilidade

Empreender não é uma tarefa fácil, mas tem sido uma escolha cada dia mais frequente entre os cidadãos brasileiros. Para se ter uma ideia, de acordo com o boletim anual Mapa de Empresas, somente no ano de 2020 o Brasil registrou um saldo positivo de 2,3 milhões de empresas abertas.

Apesar de mais de um milhão de negócios terem sido encerrados no mesmo período, muito em decorrência da crise econômica gerada durante a pandemia, outros 3,3 milhões de negócios formais foram abertos no mesmo ano. E neste universo do empreendedorismo, são muitos os desafios e percalços que o empresário precisa enfrentar. E as questões contábeis certamente estão entre as mais desafiadoras.

Mas, afinal, quando é hora de mudar de contabilidade?

Se você é empresário, já deve ter tido, pelo menos uma vez, vontade de mudar de contabilidade. Esse é um desejo comum, e que pode ecoar na mente de muitos empreendedores. Mas ainda há um grande receio em tudo que envolve essa mudança, muitas vezes tão necessária para o crescimento, ou até mesmo para a sobrevivência de uma empresa.

O que acontece é que o modelo tradicional, antigo e engessado de contabilidade, já não atende em muitos aspectos as necessidades do empresário moderno. Mas, com medo do processo de migração para uma nova contabilidade, muitos empresários ainda resistem em procurar uma nova opção.

Entenda a Contabilidade 2.0

Ainda considerada por muitos como um mal necessário, a contabilidade é um ramo ainda muitas vezes negligenciado, onde as próprias contabilidades resistem em sair quebrar o modelo antigo e ultrapassado e buscar melhorias e modernizações.

Na contramão do estereótipo antigo de contabilidade, a Marka trouxe para Santos o modelo chamado de contabilidade 2.0, onde inovação, tecnologia e modernidade trabalham a serviço dos clientes.

Localizada em Santos, Litoral Sul de São Paulo, a Marka está há 43 anos atuando no mercado contábil da Baixada Santista, sempre buscando evoluir e modernizar os seus serviços, para auxiliar os empresários diante dos desafios do mundo dos negócios.

Há mais de 40 anos no mercado, Marka Contabilidade une tradição e inovação a serviço dos empresários

Ajudando empresas a crescer

O modelo de assessoria contábil apresentado pela Marka Contabilidade traz inúmeras vantagens. Uma delas é a busca por minimizar custos. Afinal, o Brasil é conhecido por suas altas taxas tributárias, uma das maiores do mundo.

Pensando nisso, a Marka disponibiliza para o empresário uma assessoria completa, que busca, por exemplo, enquadrar a empresa em um regime tributário mais adequado, evitar prejuízos e potencializar ganhos.

Com a assessoria contábil é possível fazer o planejamento tributário da empresa, reduzindo custos e mapeando possíveis pontos a melhorar na gestão financeira. “Nosso trabalho é voltado não somente para a área contábil da empresa, mas para toda a parte estratégica, auxiliando no dia a dia e na tomada de decisões”, explica o proprietário da Marka Contabilidade, Marcelo Brandi.

Assim, a contabilidade pode auxiliar os empresários a utilizarem todas as ferramentas contábeis como facilitadoras para empreender, prestando um serviço dinâmico, moderno e digital.

Equipe da Marka está sempre em busca de melhorar o planejamento financeiro das empresas — Foto: Arquivo Pessoal

Vantagens do modelo Contabilidade 2.0

Em resumo, ao contratar o modelo de contabilidade que a Marka oferece, o empresário ganha em:

– Integração de sistemas
– Atendimento digital
– Redução de custos
– Atendimento ágil e eficaz
– Assessoria contábil
– Automação de processos
– Parceria com o cliente
– Evitar pagamentos indevidos

Enquanto muitas contabilidades insistem em se enquadrar no modelo contábil antigo e ultrapassado, repleto de papéis e burocracias em excesso, na Marka 100% dos serviços são realizados de forma digital, trazendo modernidade, agilidade e inovação para os clientes. Assim, na contabilidade digital, enviar informações, documentos, certificados e contratos de maneira física é uma etapa que passa a não existir.

Esse modelo permite a integração de sistemas com clientes e fornecedores, auxiliando no aumento da produtividade, na segurança dos dados, na melhoria do fluxo da gestão contábil, reduzindo erros e até minimizando despesas.

Assim, a Marka atua de forma integrada com os sistemas financeiros das empresas, o que agiliza ainda mais os serviços, evita erros e torna todo os processos mais eficazes. “O incremento da internet, de sistemas e dos softwares de gestão, acabou possibilitando a contabilidade tornar-se digital. Além de maior agilidade, isso nos possibilita menor índices de erros e redução de custos”, ressalta o gerente geral da Marka, Rennan Brandi, que desde 2019 atua implantando diversos processos inovadores na contabilidade.

Família Brandi está no ramo da contabilidade há mais de 40 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Inovação e tecnologia a serviço do empresário

O gerente explica que tratar de inovação e tecnologia dentro de uma empresa é como fazer uma reforma, morando dentro dela. “Dá trabalho, é um processo árduo e de mudanças constantes. Mapeamos todos os processos, trocamos sistemas e envolvemos toda a equipe, para que tudo isso pudesse dar certo”, afirma Rennan, lembrando que para a implantação das mudanças foi criado na Marka o Departamento de Análise e Melhorias de Processos. “Toda essa inovação é uma quebra de paradigma dentro da área contábil”, ressalta.

Relacionamento próximo com os clientes

‘Um jeito diferente de fazer contabilidade’ é o slogan da Marka Contabilidade. E não é para menos. Outro grande ponto alto desse novo jeito é a comunicação eficiente com o cliente. Fugindo de linguagens complicadas e entendendo que o cliente não é conhecedor do assunto, a equipe da Marka desenvolveu um modelo simplificado de comunicação com o empresário, buscando estreitar a relação e melhorar o entendimento do cliente.

“Falamos de uma forma que o empresário consegue compreender”, explica o gerente geral da Marka Contabilidade, Rennan Brandi, acrescentando que a velocidade das informações é outro grande diferencial da contabilidade. “Oferecermos velocidade no atendimento, mas sempre priorizando a qualidade da informação”. Tudo isso é possível graças aos sistemas que aceleram o processo, porém com conteúdo sempre analisados pela experiente equipe da Marka.

E o formato de parceiro do empresário, onde a contabilidade vai além dos cuidados com as obrigações contábeis das empresas, rende bons frutos. É o que garante o empresário Manoel Santalla Montoto. Cliente da Marka há 34 anos, ele ratifica a importância da parceria da contabilidade com os clientes. “Estou com eles desde o começo da minha empresa. Cresci junto da Marka. Eles foram muito importantes na minha trajetória, com mais de 30 anos juntos”.

Proprietário de um grupo de empresas, a principal delas de segurança, Santalla conta que já passou por muitas fases difíceis ao longo desses mais de 30 anos empresariando, e que a parceria da Marka foi fundamental. “Enfrentamos inflação, Plano Collor e muitas outras coisas juntas. Nos momentos mais difíceis, eles sempre estiveram comigo”.

O empresário ressalta a importância de ter uma contabilidade de confiança. “Eu tenho na Marka mais do que uma contabilidade. É uma grande parceira. Eu sei que posso contar com a Marka nas horas mais difíceis”.

Mudança que fez a diferença

Após vários problemas contábeis, a empresária Areta Alonso resolveu procurar uma contabilidade que a atendesse de forma mais completa. “Às vezes a gente tem medo de mudar de contabilidade. Hoje sei que foi a melhor coisa que eu fiz”.

Para ela, o contador não é mais aquele prestador de serviço que cuida somente dos documentos da empresa. “Ele é um mentor profissional do empresário”, afirma Areta, que atua no ramo da comunicação, explicando que muitas empresas não têm uma equipe estruturada e técnica para a tomada de decisões em várias áreas. “Por isso, o contador tem hoje esse papel. Até porque, durante o caminhar do empresário surgem dúvidas o tempo todo”.

Cliente da Marka desde 2020, ela ressalta que essa contabilidade entende a importância de estar ao lado do cliente, fazendo um trabalho de orientação e prevenção. “Mudar de contabilidade influenciou na saúde da minha empresa. Com a Marka eu sei que posso crescer, que eles vão me dar suporte, respaldo. Eu me sinto assistida, cuidada. E percebo neles um interesse diferenciado em auxiliar para que os clientes cresçam. Sem falar na agilidade do atendimento”, enfatiza.

Pai e filho (Rennan e Marcelo Brandi) comandam a Marka Contabilidade — Foto: Arquivo Pessoal

Tradição, experiência e inovação

A história da Marka Contabilidade nasceu há 43 anos, em uma pequena sala na Rua Brás Cubas, no centro histórico de Santos, do sonho dos Francisco Ítalo Brandi e Antonio Valter Evaristo.

Durante 37 anos a empresa esteve sob a direção do experiente contador Marcelo Brandi, filho do fundador Francisco Brandi, e que norteou toda a trajetória da empresa nos ensinamentos que o pai lhe deixou. Nessas mais de três décadas à frente da Marka, Marcelo viu a empresa crescer e trabalhou para construir o que é hoje uma das contabilidades mais bem estruturadas da região.

Orgulhoso dessa história, Marcelo fala sobre a importância da equipe para alcançar grandes resultados. “A Marka só chegou até aqui por causa da nossa equipe. Temos um time que se completa, de pessoas muito competentes e, acima de tudo, comprometidas. Devemos nosso sucesso a todos eles”.

O empresário também destaca outro grande diferencial nessa história de sucesso. “Somos mais que prestadores de serviço, somos parceiros dos clientes. Queremos que todos cresçam, para que cresçamos juntos”.

Equipe da Marka conta com mais de 50 colaboradores — Foto: Arquivo Pessoal

E o legado de Francisco e Marcelo vem crescendo a cada dia. Em quatro décadas, a empresa cresceu e hoje ocupa uma sala de 200 m² no edifício Praiamar Corporate, sendo uma das maiores contabilidades da Baixada Santista. São mais de 50 colaboradores, formando uma equipe de especialistas focada em otimizar os desafios contábeis de mais de 400 clientes.

Em 2019, o gerente geral Rennan Brandi, filho de Marcelo Brandi, chegou para assumir o comando da empresa, que agora segue com a terceira geração. Rennan traz para a Marka novos ares, unindo tradição e inovação. “Apenas 5% das empresas chegam a terceira geração. Mas a empresa é mais, ela é permanente. Queremos que a Marka vá além da nossa família”, ressalta Rennan, finalizando. “Nossa equipe é como uma família. Todos trabalham com o mesmo intuito, onde a dedicação e a entrega são voltadas para que o cliente da Marka saia sempre satisfeito e feliz”.