Pedidos de benefícios do INSS aumentaram com home office

-

- Publicidade -

Em 2020, o Instituto Pátrio do Seguro Social teve uma subida de 26% na licença do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez em relação ao registrado em 2019. De combinação com dados do Ministério da Economia, foram 576,6 milénio afastamentos no ano pretérito. 

A empresa tem que zelar por um meio envolvente de trabalho saudável 
Marcelo Camargo/Sucursal Brasil

Um dos principais motivos está o acometimento de trabalhadores por transtornos mentais e comportamentais porquê a depressão e a sofreguidão. Outras causas são a ocorrência de acidentes ocupacionais porquê Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), a exemplo de lesões musculares. 

No entendimento de especialistas, a pandemia da Covid-19 e a transmigração para o regime de home office estão entre os principais motivos. “O incremento da licença de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos é um efeito da pandemia, tendo em vista que muitas pessoas que tiveram de permanecer em lar sem ocupar a mente, e consequentemente, não cuidaram de sua saúde mental e acabaram desenvolvendo doenças de cunho psicológico”, afirma Ruslan Stuchi, legista trabalhista e sócio do escritório Stuchi Advogados. 

Karla Guimarães da Rocha Louro, advogada trabalhista do escritório Baraldi Mélega Advogados, destaca que a pandemia trouxe porquê urgência imediata a habilidade de readaptação do envolvente de trabalho para os trabalhadores e para as empresas. Porém, muitos empregados tiveram pouco ou até mesmo nenhum contato com a modalidade remota até o início da crise sanitária. 

- Publicidade -

Essa mudança na rotina se inseriu em um cenário de instabilidade emocional da população. Fatores que antes não tinham uma relação direta com o trabalho, porquê a sobrecarga de tarefas familiares, também podem ter influenciado a ocorrência de transtornos mentais. “A percepção da demanda excessiva se mostrou generalidade e preocupante depois o início da pandemia, pois além da instabilidade originário do momento, as principais áreas da vida do sujeito estiveram em evidência com o acréscimo de necessidades e de tarefas e confluíram para a redução do bem-estar mental”, analisa a profissional. 

Suporte da Previdência

A advogada Karla Guimarães destaca que os afastamentos por conta de doenças ocupacionais não têm porquê efeito somente a subida na licença de benefícios previdenciários, mas também um aumento da judicialização. “É provável o aumento das demandas trabalhistas em razão dos afastamentos previdenciários ligados às doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, muito porquê por outras demandas específicas relacionadas ao teletrabalho”, prevê. 

Atuação das empresas 

Ainda de combinação com a advogada, é precípuo que as empresas estimulem os funcionários a buscarem por serviços de psicologia por conta do desgaste emocional. “A empresa cumpre função social dentro da estrutura da sociedade e no bem-estar do empregado. Muitas empresas já ofereciam o suporte médico e terapêutico antes da pandemia e esse tipo de auxílio se mostrou ainda mais precípuo para o enfrentamento das consequências geradas pelo isolamento social”, comenta. 

- Advertisement -

A Norma Regulamentadora 17, da Secretaria Privativo de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, por exemplo, regulamenta a prevenção a doenças ergonômicas. É determinado que as empresas apresentem cuidados em relação à organização e instalação correta da mesa de trabalho, assim porquê à adequação da postura e à profundidade e intervalo do computador.

- Publicidade -

Compartilhe

Recent comments