OABRJ lança projetos de assinatura eletrônica e parcelamento de pagamentos e recebíveis

O Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, foi palco, na noite de sexta-feira, dia 16, da posse da Diretoria de Apoio à Advocacia, que apresentou dois programas, frutos de um convênio firmado pela OABRJ com a prestadora de serviços Agile Corporation: o OABRJSigner, plataforma de assinaturas eletrônicas, e o e-Parcela, sistema de parcelamento de pagamentos e recebíveis. 


“Hoje acontece o ato solene de posse, mas os trabalhos da diretoria já se iniciaram há algum tempo”, afirmou a sub-diretora Manoela Dourado, durante a apresentação dos projetos. “Já temos convênios assinados e projetos em andamento, e é preciso elogiar a capacidade de nossa diretora, Emília Garcez, que traz sempre soluções inovadoras para as necessidades identificadas”. 


O OABSigner é uma plataforma com validade jurídica nacional e internacional, nos termos do artigo 4º da Lei 14.063/2020, na qual todos os documentos de um advogado poderão ser registrados em uma rede blockchain. Disponível para todos os estagiários e advogados do estado, a plataforma permite a criação de dossiês eletrônicos com múltiplos arquivos e a criação de uma assinatura eletrônica personalizada. No plano básico, advogados poderão utilizar gratuitamente o sistema para assinar até cinco documentos com cinco subscritores a cada mês. 

Já o e-Parcela é um sistema que facilita o pagamento de honorários e despesas judiciais, permitindo que clientes dividam o pagamento em até 12 vezes, com a garantia de que o advogado receba integralmente. No sistema, advogados podem gerar e enviar links de cobrança a seus clientes, que por sua vez podem realizar pagamentos por meio de boletos ou presencialmente. Ambas as plataformas, já disponíveis para a advocacia fluminense, foram apresentadas por Bruno de Souza Rêgo, representante da Agile. 

Tomaram posse como membros da Diretoria de Apoio à Advocacia a diretora, Emília Garcez; a sub-diretora, Manoela Dourado; o secretário-geral, Vinicius Barata; a assessora Lorena Cartagena; a secretária-executiva Náyra Marques; a coordenadora de eventos, Juliana Costa; o coordenador de apoio às subseções, Carlos Gabriel Feijó; o coordenador de projetos, Caio Cytrangulo; a coordenadora de pesquisa, estudos e pareceres, Tamara Meirelles; e as coordenadoras de comunicação Marilia Rodrigues e Thais Fontes.


Presidente e vice da Seccional recebem homenagem 


Além de Emília Garcez e Manoela Dourado, compuseram a mesa do evento o procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira; o diretor de Assuntos Jurisprudenciais da OABRJ, Marcos Ferré Coutinho; a presidente da OAB/São Gonçalo, Andreia da Silva Pereira; o diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Paulo Grossi; o presidente da OAB/Belford Roxo, Abelardo Tenório, e a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, que recebeu, das mãos de Emília, uma placa em agradecimento ao apoio dado à diretoria, uma honraria também estendida ao presidente da Seccional, Luciano Bandeira. 

“Existem pessoas que fazem a diferença para melhorar a Humanidade”, afirmou Emília em seu discurso.


“Agem com sacrifícios pessoais, abdicam do convívio diário com os familiares, dedicam a atenção e suas vidas no auxílio ao próximo, e, especialmente, à advocacia. Essas pessoas revelam uma grandeza de caráter e transmitem uma inspiração que deve servir de exemplo a todos nós, para transformarmos o mundo. Aqui desta tribuna, nos cabe agradecer a duas grandes personalidades. Uma delas é o Dr. Luciano Bandeira e a outra é a Dra. Ana Tereza Basilio, a quem eu externo a minha imensa gratidão”, reforçou a diretora.

Para Emília Garcez, esta gestão apresenta um trabalho de inclusão jamais desenvolvido em toda a trajetória da instituição. “Sempre à disposição e apoiando incondicionalmente todos os seus pares e colegas. Em termos de projeto, Ana Tereza Basilio conseguiu revolucionar, trazendo o que há de mais importante na carreira profissional: a qualificação. O acesso ao aperfeiçoamento profissional está sendo proporcionado a todos os advogados e advogadas, especialmente àqueles que se encontram em situação financeira menos favorecida. Portanto, são advogados e líderes que nos honram com a sua dedicação, devendo esta ser valorizada, respeitada e homenageada. Nesta ocasião solene, a eles prestamos homenagem e os reverenciamos por todo seu amor à advocacia”, disse.