A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Suzano estuda a criação de mais duas comissões, a de Trânsito e Empreendedorismo, e alternativas para ajudar os jovens advogados da cidade.
A informação foi confirmada pelo presidente, Fabrício Ciconi, e o vice, Cristian Sivera, da OAB de Suzano, na última semana, durante o programa DS Entrevista.
As duas comissões serão oficialmente anunciadas em agosto, quando se celebra o dia do advogado no País. A principal comissão e a que mais destaque deve receber é a de Empreendedorismo. Segundo Ciconi, o objetivo é auxiliar os jovens advogados com questões de gestão.
“É uma comissão moderna, voltada justamente para o advogado empreender. Porque o advogado sai da faculdade e não aprendemos noções de como administrar um escritório, gerir o ambiente de trabalho”, afirma o presidente da OAB, Fabrício Ciconi.
O lançamento está marcado para a 1ª quinta-feira de agosto. Segundo Ciconi, os advogados serão avisados sobre “uma palestra diferenciada que vamos realizar para divulgar a comissão”.
Sobre a outra comissão, a de Trânsito, Ciconi explicou que muitos profissionais com especialização no Direito de Trânsito procuraram a OAB pedindo a criação desta comissão.
“Há alguns meses fomos procurados por advogados especialistas nessa área e entendemos que é uma matéria importante. Um número muito grande de veículos, existe uma seara administrativa para se trabalhar. Já agendamos reunião com os advogados que vão formar essa comissão”, disse.
OAB vai à escola
A comissão OAB vai à escola recebeu destaque na entrevista. Uma das principais ações da entidade na cidade, a iniciativa é referência dentro da Ordem dos Advogados, mas na região apenas em Suzano é realizado um trabalho expressivo.
“É uma comissão muito atuante que vai a cada uma das escolas do município e discute-se temas como constituição federal, direitos e garantias fundamentais, cyberbulling, bulling, atos infracionais. Uma série de temas para o jovem”, disse Ciconi.
Por meio do OAB vai à escola, a Ordem concorre ao prêmio Inovare. Ciconi aproveitou para convidar outros advogados a fazer parte desse projeto. “A OAB em Suzano realiza ações deste projeto em Ferraz, e por conta disso, estamos auxiliando a OAB de lá”.
O projeto realiza ações, por enquanto, apenas em escolas estaduais. Ciconi e Sivera comentaram também sobre os atendimentos realizado pela OAB em convênio com a Defensoria Pública. Os atendimentos são destinados a população mais carente, que não tem condições de pagar por um advogado particular.
“O atendimento é diário e por meio de plantões é possível atender um número maior de pessoas e diminuir a lista de espera para agendamento”.