No Mês da Advocacia, Diretoria recebe 28 advogados e 4 estagiárias nos quadros da instituição – OABMS

“Agosto simboliza o mês da advocacia, porque no dia 11 se comemora o dia do advogado, data da criação dos dois primeiros cursos jurídicos do país, Esse é um mês muito especial para nós advogados, momento de celebrar nossas conquistas”. Com essa fala, o Presidente Bitto Pereira recebeu, nesta sexta-feira (5), 28 advogados, advogadas e 4 estagiárias nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

Na mesa da solenidade presente além do Presidente da OAB/MS Bitto Pereira; a Vice-Presidente Camila Bastos; Secretária-Adjunta Janine Delgado; Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira; Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) Marco Rocha; Vice-Diretor da ESA/MS João Paulo Delmondes; Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina Ruy Luiz Falcão Novaes; Conselheiro Estadual e Padrinho da Turma Luiz Carlos Ormay Júnior; Conselheira Estadual e Presidente da Mulher Advogada Beatriz Stuart; Presidente da Associação dos Advogados do Banco do Brasil, Luiz Roberto Ferreira Vaz; e a Secretária-Geral da Comissão da Jovem Advocacia Maria Clara Cintra.

Maria Clara Cintra deu as boas-vindas aos compromissandos e convidou todos para participarem da Comissão da Jovem Advocacia. “Vocês acreditaram no poder da fé, da dedicação e que todas as noites mal dormidas trariam uma recompensa. Hoje é o dia da vitória. Então também acreditem no poder da união da advocacia. Nos dias 17 e 18 será a nossa Feira de Networking, com mais de 100 vagas de emprego e no dia 24 de agosto teremos nossa reunião ordinária”.

O Presidente do TED Ruy Falcão saudou a todos e explicou sobre a atuação do TED. “Eu tenho o privilégio de presidir o Tribunal de Ética e Disciplina. É uma ação árdua. Nesse dia importante eu quero dizer que advogar não é só dinheiro, a honra é o mais importante. Então, se vocês tiverem dúvidas, consultem, para que o trabalho de vocês não seja maculado. Estamos à disposição de todos vocês no Tribunal de Ética”.

O Vice-Diretor da ESA/MS João Paulo Delmondes parabenizou todos e ressaltou a importância da Escola Superior da Advocacia. “O exercício da advocacia exige uma formação e uma capacitação continuada e vocês podem contar com a ESA/MS. Nós temos semanalmente a Terça Jurídica, que vocês podem participar de forma gratuita. Em breve divulgaremos mais parcerias com instituições de ensino. No nosso Circuito Nacional de Processo Civil, na segunda e terça passada, contou 1,7 mil pessoas participando e 1,7 mil visualizações no nosso Youtube. Parabéns e sucesso a todos vocês”.

O Presidente da CAAMS Marco Rocha parabenizou os novos advogados e pontuou os serviços oferecidos pela Caixa de Assistência. “Eu acredito que o sistema OAB repousa sobre quatro pilares, OAB, CAAMS, ESA/MS e TED. A Caixa mantém uma série de benefícios, como farmácia e livraria com preços especiais, odontologia, planos de saúde, bem como auxílios, Caixa Amiga, para disponibilizar cadeiras de rodas e de banho, auxílio natalidade, cesta básica, dentre tantos outros. Ela é mantida pela anuidade paga pelos advogados. Conheçam e visitem a Caixa que estamos de portas abertas para recebê-los. Neste mês da advocacia estamos sorteando vários brindes”.

Carlos Alberto Lourenço Filho fez o juramento e Natália Melo Silva foi a oradora da turma. “Nossa função é defender os interesses sociais e garantir o funcionamento do Estado Democratico. Nosso dever é sempre buscar a justiça. Que hoje seja o início de um futuro de muito sucesso. Que hoje seja o início de um futuro de muito sucesso e nunca nos falte humanidade, decência, ética e, principalmente, coragem”.

O Padrinho da Turma, Luiz Carlos Ormay Júnior, relembrou sua trajetória na advocacia e deixou uma mensagem de motivação aos colegas. “Há 2.711 dias, eu estava aqui vivendo esse momento e naquele dia eu não fazia ideia de como esse dia ia mudar minha vida e fazer quem eu sou hoje. O que o Luiz de hoje diria para esse Luiz de 2.711 dias atrás? O primeiro conselho é que vocês deem o melhor de vocês. O segundo é que sejam resilientes e que tenham paciência. Tudo tem seu tempo. A OAB é a casa de vocês, então participem das nossas Comissões. O terceiro conselho é para que vocês sejam verdadeiros e façam sempre o certo e por último, nunca se esqueçam da responsabilidade que é ser advogado, o verdadeiro instrumento de justiça”.

Em seu discurso de encerramento, o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira destacou a importância do mês da advocacia e a importância da dedicação e coragem para o exercício profissional. “O mês de agosto simboliza o mês da advocacia, porque no dia 11 se comemora o dia do advogado, data da criação dos dois primeiros cursos jurídicos do país, em 1827. Esse é um mês muito especial para nós advogados. Esse é um dia que fica marcado para sempre na vida. Essa é uma vitória não só de vocês, mas de toda a família. Saibam que o maior valor que um advogado pode ter é o seu nome e o mais importante no exercício é a disciplina. O tempo que vai consolidar o seu nome. Essa profissão exige coragem e disciplina. Então, exerçam todo dia sabendo que essa jornada é longa, não tem atalhos, mas quem trabalha prospera na advocacia”.

Veja as fotos da solenidade na galeria do Facebook da OAB/MS. https://www.facebook.com/media/set/?vanity=oabmatogrossodosul&set=a.2541393679328857

 

 

Texto: Catarine Moscato / Fotos: Gerson Walber