Medina Guimarães Advogados realiza 1º workshop e lança atividades em formato acadêmico

O escritório Medina Guimarães Advogados Associados colocou em ação seu mais recente projeto: debater e receber convidados para a troca de conhecimentos sobre temas jurídicos da contemporaneidade. Assim, com o Workshop “Atualidades em Direito Processual Civil”, realizado nos dias 1 e 2 de setembro, lançou a iniciativa MG Academy.

O evento contou com dois painéis temáticos, dos quais participaram os advogados sócios José Miguel Garcia Medina e Rafael Guimarães. A iniciativa recebeu como convidados especiais o advogado Pedro Miranda de Oliveira, professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o magistrado Fábio Caldas de Araújo, pós-doutor pela Universidade de Lisboa e professor em diferentes instituições de ensino, entre elas a Escola de Magistratura do Paraná. Ambos contam com uma série de publicações na área Processual Civil.

A realização do evento busca resgatar a história do escritório Medina Guimarães Advogados Associados, considerando que o Direito Processual Civil foi a primeira especialização dos serviços advocatícios da banca. “O assunto também é alvo de discussões atuais, haja vista a Emenda Constitucional 125, que introduziu a relevância da questão federal como um requisito para os recursos excepcionais dirigidos ao Superior Tribunal de Justiça”, enfatiza o advogado José Miguel Garcia Medina.

A participação de convidados para falar de temas tão centrais na atualidade jurídica foi uma preocupação para aprimoramento do workshop. “Nossos convidados trouxeram luz e ideias novas ao que pensa nossa comunidade jurídica. A intenção é sempre trazer convidados externos como palestrantes, mas também contar com os mais variados membros das áreas da prática jurídica e do ensino do Direito como ouvintes e efetivos questionadores”, ressalta o advogado Rafael Guimarães.

Outro objetivo do evento, que receberá novas edições, é contribuir com o debate jurídico na região de Maringá.

Confira os temas abordados:

01.09.22

Rafael Guimarães: Aspectos polêmicos do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica

Pedro Miranda de Oliveira: Aspectos Polêmicos do Agravo Interno

02.09.22

José Miguel Garcia Medina: Recurso Especial e a Relevância da Questão Federal

Fábio Caldas de Araújo: A Desjudicialização do Processo de Execução e a Flexibilização Procedimental