Jurista Gilberto Teixeira: “Parem de politizar a pandemia”

-

- Publicidade -

Empossado Presidente do Escola de Presidente dos Institutos de Advogados fala da ensejo

A advocacia catarinense ocupa pela primeira vez a presidência do Escola de Presidentes dos Institutos de Advogados.  Assumiu o missão o jurista e professor Gilberto Teixeira, presidente que deu projeção ao Iasc.  Teixeira testou positivo coronavirus e passou por tempo delicada.

Teixeira projetou o Iasc no projecto pátrio – Foto: Registro

Qual a posição do Escola de Presidentes sobre atos tidos porquê ilegais de ministros do STF?
Na recente Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 572 – que trata da validade do questionário sobre as “fake news”), o Escola apresentou parecer da lavra do saudoso penalista Prof. René Ariel Dotti que manifestou exemplos de inconstância da jurisprudência do STF, da instabilidade jurídica que lhe é imanente e o efeito loteria. “O Supremo não pode estar infenso às manifestações críticas dos cidadãos pelas várias modalidades da liberdade de frase”.

Quais as ações dos Institutos em resguardo da Cidadania?

Além de atuar em diversas ações porquê companheiro da golpe (amicus curiae), os institutos desenvolvem estudos jurídicos subsidiando projetos de leis, reformulações de códigos, seminários, congressos, lançamentos de obras, concursos jurídicos, comissões e ativo no recomendação da cidade. O IASC teve projeto asilado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Provimento nº 12/2020) assegurando recta de registro de nome natimorto: “É facultado ao declarante o recta de atribuir nome ao natimorto”.

Que lições o senhor extraiu posteriormente testar positivo para o COVID-19?
A tratamento começa pelo tratamento precoce, mente positiva e esteio médico. Quando ficamos entre a vida e a morte temos a chance de ressignificar valores, comprar experiência a partir das lições e dos desafios da vida, enfim, a oportunidade de um recomeço nesta estirão, mais ligeiro, sem tanta cobrança, sem excessos de bagagem, desfrutando ainda mais da companhia dos nossos familiares e amigos. Fica minha sugestão: cerquem-se de pessoas especiais e vivam intensamente suas vidas, todo o resto é supérfluo e passageiro, tal qual um sopro. Gratidão aos médicos e todos na risca de frente. E parem de politizar a doença.
*

- Publicidade -

Compartilhe

Recent comments