Jubilado fique sisudo no seu Extrato do INSS | Rede Jornal Contábil

-

- Publicidade -

Todo trabalhador tem suas informações trabalhistas e previdenciárias registradas no banco de dados criado pelo governo federalista, o CNIS (Cadastro Pátrio de Informações Sociais), esse extrato será seu maior coligado na hora de solicitar qualquer mercê do INSS .

Muitos brasileiros esquecem ou até mesmo por falta de informações deixam de seguir o seu extrato previdenciário e conferir se todos os dados trabalhistas e de imposto estão corretos, evitando futuros transtornos.

Recentemente uma situação se tornou muito preocupante, principalmente para os Segurados do Regime Universal de Previdência(RGPS) que são aquelas pessoas que recebem o mercê por terem sofrido um acidente e ficado impossibilitadas na sua capacidade de trabalho.

Foi divulgado pela Controladoria Universal da União (CGU) fragilidades na segurança das informações do CNIS mantido pelo INSS, na qual identificaram aproximação de perfis não autorizados na plataforma entre eles o de estagiários menores de idade, aposentados, pessoas mortas e ex-funcionários terceirizados.

- Publicidade -

O INSS já reconheceu a seriedade do problema e afirma que existe possibilidade de melhora, mas que o sistema ainda está em processo evolutivo, pois anteriormente o CNIS era mantido por consórcio de órgão do governo.

Segundo o INSS, já existe hoje uma equipe especializada em tecnologia da informação (TI), trabalhando na correção desses erros e no aumento da segurança da plataforma.

Por isso é sempre muito importante conferir essas informações que estão no seu extrato do CNIS:

  • Período de trabalho;A Remuneração/Salário recebido;
  • Contribuições realizadas pela Guia da Previdência Social (GPS) por conta própria ou uma vez que prestador de serviço.
- Advertisement -

Para ter aproximação ao Extrato de Contribuições(CNIS):

  • Faça login no Site Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;
  • Clique em “Encolher PDF”;

Você também pode agendar para pegar o documento no INSS, Para isso:

  • Faça login no Site Meu INSS;
  • Clique em: agendamentos/solicitações;
  • Clique em: Novo Requerimento;
  • Digite o nome do serviço e siga as orientações.

Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:

Ligue para 135.

- Publicidade -

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em unicamente um final de semana? Uma escolha rápida e eficiente é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de uma vez que levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perda tempo, clique cá e domine tudo sobre o INSS.

- Publicidade -

Compartilhe

Recent comments