IGP-M tem subida de 1,92% na 1ª prévia de fevereiro com pressão do atacado, diz FGV Por Reuters

-

- Publicidade -
2/2
© Reuters. Tela eletrônico com índices acionários em Xangai

2/2

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O Índice Universal de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou levemente a subida a 1,92% na primeira prévia de fevereiro, depois de subir 1,89% no mesmo período do mês anterior, diante do aumento nos preços no atacado, informou a Instauração Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

No período, o Índice de Preços ao Produtor Extenso (IPA), que responde por 60% do IGP-M, registrou progresso de 2,54%, contra 2,42% na primeira prévia de janeiro.

“O Índice de Preços ao Produtor (IPA), indicador que exerce a maior influência sobre o IGP, segue em aceleração refletindo os aumentos registrados nos preços de commodities agrícolas e industriais”, disse em nota André Braz, coordenador dos índices de preços. “Tais pressões inflacionárias estão alimentando repasses pela ergástulo produtiva.”

- Publicidade -

Os Bens Intermediários aceleraram sua subida de 1,38% no primeiro decêndio de janeiro para 2,34% no mesmo período deste mês, refletindo a inflação dos materiais e componentes para a manufatura.

Para o consumidor, a pressão ficou menor, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice universal, passou a subir 0,19% na primeira prévia de fevereiro, de uma subida de 0,38% no mês anterior.

Entre os componentes do IPC, o destaque foi o grupo Habitação, que abandonou a subida de 1,06% registrada no mês pretérito para recuar 0,21% na primeira prévia de fevereiro. O item tarifa de eletricidade residencial, que passou de subida de 3,40% para queda de 2,48%, foi um dos principais responsáveis por esse comportamento.

- Advertisement -

O Índice Vernáculo de Dispêndio da Construção (INCC) desacelerou a subida a 0,60% no primeiro decêndio de fevereiro, de 0,94% antes.

O IGP-M é utilizado uma vez que referência para a correção de valores de contratos, uma vez que os de aluguel de imóveis.

Enunciação de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the hodierno market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.

- Publicidade -

Compartilhe

Recent comments