fintech brasileira anuncia demissão de 20% dos funcionários

Confira os motivos da decisão do desligamento de diversos colaboradores.

Imagem: Reprodução / Ebanx

Tempo estimado de leitura: 3 minutes

Revisando as operações da empresa, o Ebanx anunciou a demissão de 20% dos funcionários. A fintech brasileira de soluções de pagamentos, que tinha um quadro de 1,7 mil funcionários, demitiu 340 trabalhadores. 

Os desligamentos fazem parte de um plano de reestruturação, uma vez que alguns projetos internos estão sendo descontinuados. A fintech aponta que a decisão foi tomada com base no cenário atual do mercado de tecnologia, que está impactado profundamente e aceleradamente pelo ambiente macroeconômico.

Recentemente, outras empresas também reagiram ao atual cenário macroeconômico, sendo registrados cortes de gastos e desligamentos de funcionários em corretoras de criptomoedas. Diferentemente dessas empresas, o Nubank não vê necessidade de realizar qualquer tipo de demissão, de acordo com David Vélez, CEO da fintech.

Funcionários do Ebanx receberão pacote especial de benefícios

De acordo com o Ebanx, os funcionários que foram demitidos receberão um pacote especial de benefícios. A empresa explicou que os colaboradores ganharão valores de rescisão, quantias adicionais, ampliação do plano de saúde e o computador de trabalho.

Com sede localizada em Curitiba (PR), o Ebanx é considerado um “unicórnio” por ser uma startup que vale US$ 1 bilhão. Vale lembrar que a empresa foi a primeira marca da região sul do Brasil a ganhar essa nomenclatura e já chegou a receber investimentos de US$ 400 milhões da Advent International.

Startups têm diminuindo quadro de funcionários por conta das incertezas do mercado

Recentemente, ao menos 10 startups diminuíram o quadro de funcionários. Muitas dessas empresas, inclusive, cresceram bastante nos últimos meses, principalmente no pico da pandemia da Covid-19 quando investidores disponibilizaram altas quantias.

O Quinto Andar, Facily, Loft, Mercado Bitcoin e outras companhias anunciaram demissões de centenas de colaboradores de diversos setores. Dentre as justificativas para os desligamentos, as empresas apontam a diminuição dos investimentos internacionais, devido a alta inflação no mundo.

Diante das recentes dispensas, funcionários de outras instituições mostram-se preocupados, uma vez que o período de incertezas do mercado financeiro tem causado impactos em todo o mundo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Reprodução / Ebanx