FGTS permite antecipar até três anos de saque; saiba como solicitar

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS tem como principal objetivo garantir segurança para o trabalhador que é demitido sem justa causa. Atualmente, existe a modalidade do saque-aniversário em que o trabalhador pode optar por fazer, anualmente, um saque de determinado valor na data de seu aniversário.

A Caixa Econômica Federal, no entanto, oferece uma segunda via dentro da modalidade do saque-aniversário, que permite antecipar até três anos. Essa antecipação é uma espécie de empréstimo em que o trabalhador coloca os outros saques-aniversário como garantia do pagamento. Assim, o trabalhador que possui as contas ativas e optou pela modalidade do saque-aniversário pode recorrer ao empréstimo para obter um valor maior que corresponde a três antecipações.

Nas regras de antecipação, o trabalhador faz a solicitação do valor mínimo de R$ 2 mil, mas cada retirada dentro do valor pedido deverá ser igual ou superior a R$ 300,00. É importante frisar que a data da última retirada não pode ultrapassar 99 dias contados a partir da contratação do crédito. Entre as regras de exigências para realizar o pedido da contratação do crédito, destacam-se as seguintes:

  • Ter conta na Caixa;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter aderido antecipadamente à modalidade saque-aniversário;
  • Possuir saldo suficientes na conta do FGTS;
  • Não pode ter restrições no CPF (negativado);
  • Autorizar o “Empréstimo Saque Aniversário” pela Caixa no aplicativo ou site do FGTS.

Antecipação do saque-aniversário

Por meio do Internet Banking da Caixa, o cliente pode clicar na opção “Crédito” e, na sequência, em “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”. Feito isso, basta simular o processo de empréstimo e ver os valores, taxas de juros e demais informações.

Também será necessário confirmar as informações do cadastro e da solicitação do crédito. Por último, o interessado deve confirmar a solicitar com a senha do seu Internet Banking para concluir o contrato. A Caixa realiza o depósito da quantia em até 24h diretamente em sua conta do banco.