Famlia de George Floyd fecha convénio para receber US$ 27 milhes de indenizao – Internacional

-

- Publicidade -

A famlia de George Floyd, cidado preto morto por um policial no ltimo 25 de maio, fechou um convénio social com Minneapolis para receber uma indenizao de US$ 27 milhes, informaram nesta sexta-feira a cidade americana e os representantes da vtima.

“Oriente o maior convénio extrajudicial por um caso de morte injusta de um varão preto e envia uma mensagem poderosa de que a vida dos negros importa e de que a brutalidade policial contra pessoas de cor deve concluir”, declararam os advogados da famlia em um expedido sobre o convénio, que no encerra o processo penal contra o agente Derek Chauvin e trs colegas pela morte de Floyd.

Chauvin imobilizou Floyd pressionando seu joelho contra o pescoo da vtima por nove minutos e a asfixiou, um incidente gravado em vdeo que comoveu os Estados Unidos e gerou uma vaga de protestos contra o racismo e a violncia policial. As manifestaes foram replicadas em outras partes do mundo.

“A morte horrenda de George Floyd, da qual foram testemunhas milhares de pessoas em todo o planeta, gerou um libido profundo de justia e mudana”, assinalou Ben Crump, principal legisperito da famlia Floyd.

- Publicidade -

O convénio faz secção de um processo social movido pela famlia em junho de 2020 contra a cidade e os quatro agentes envolvidos, e foi sancionado por unanimidade pelo recomendação municipal. “Nossa comunidade negra suportou um traumatismo duro e profundo”, declarou o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey. “O convénio de hoje reflete o nosso compromisso geral de avanar at a justia racial.”

No processo penal, que comeou esta semana, Chauvin, que foi expulso da polcia, enfrenta trs acusaes: assassínio em terceiro proporção, assassínio em segundo proporção e homicdio culposo.

Um dos irmos de Floyd, Rodney, declarou que o convénio ” um passo necessrio” para que a famlia inicie um processo de fechamento. “O legado de George para aqueles que o amaram sempre ser seu esprito de otimismo de que as coisas podem melhorar, e esperamos que esse convénio consiga isso.”

- Advertisement -

– Condolncias –

A presidente do recomendação da cidade, Lisa Bender, ofereceu condolncias famlia de Floyd aps a deciso. “Nenhuma soma em moeda pode recompensar a dor intensa ou o traumatismo causados famlia pela morte de George Floyd”, declarou, citada pelo jornal “The Washington Post”.

L. Chris Stewart, que tambm faz secção da equipe de advogados, declarou que o convénio garante que a morte de Floyd d lugar a uma mudana sumoso e positiva e ligeiro a reformas nas foras policiais de todo o pas. O documento inclui um montante de 500.000 dlares para melhorar a zona mercantil de Minneapolis, onde morreu Floyd, recluso sob a acusao de ter pago a conta em uma loja com uma nota falsa.

Aps a morte de Floyd, o Departamento de Polcia de Minneapolis introduziu o uso de cmeras nos uniformes dos agentes e mudou os protocolos para reduzir o contato com cidados que no representem uma ameaa, entre outras medidas.

- Publicidade -

Antonio Romanucci, que faz secção da equipe lícito da famlia Floyd, indicou que ela se sente acolhida pelas reformas policiais e as mudanas ambiciosas que os lderes da cidade ainda esperam fazer. “Aps se ver identificada com George Floyd por motivos trgicos, Minneapolis ser lembrada por suas mudanas progressistas, que podem guiar o pas em uma vez que reformular e transformar a relao entre a polcia e as comunidades de cor.”

Nesta semana, teve incio o processo de seleo do jri que ir participar do julgamento de Chauvin. Sete jurados j foram selecionados e mais pessoas sero escolhidas nos prximos dias. Espera-se que a apresentao dos argumentos das partes comece no prximo dia 29.

- Publicidade -

Compartilhe

Recent comments