Empresas de setores intensivos em mão de obra estudam exigir que os candidatos a novas vagas apresentem carteira de vacinação para atestar que estão imunizados contra a Covid antes de serem contratados. Mas falta consenso e existe um receio de desencadear questionamentos na Justiça. As empresas têm obrigação de prover o envolvente de trabalho seguro, porém, a medida pode ser interpretada uma vez que prática discriminatória, segundo Henrique Melo, sócio de NHM Advogados.
“O empregador deve prometer que não vai ter um fio que vai dar choque na mesa, que o trabalhador não vai se melindrar em uma máquina nem pegar Covid no trabalho. Isso envolve ventilação adequada, máscara e ter os profissionais vacinados. Mas cai na zona cinzenta de uma provável discriminação porque se está exigindo uma conduta não prevista em lei”, afirma Melo.
A advogada Ana Caixeta, do escritório Ferraresi Cavalcanti, diz que só tem recomendado a medida para empregadores da espaço da saúde. “Para quem trabalha no ramo da saúde diretamente com casos de Covid a exigência não traz discriminação, mas em outras empresas, não pode selecionar por esse indumentária, até porque, hoje, não tem vacina para todos no país”, diz.
Para Evelyn Pontes Rolo, sócia da espaço trabalhista do Bronstein Zilberberg Chueiri e Potenza Advogados, é provável impor restrições a quem não quiser se vacinar. “Há regras que obrigam o empregador a zelar pela saúde dos empregados no envolvente de trabalho. Na versão dessa norma eu entendo que ele pode exigir. O recta individual da pessoa de não se vacinar não pode se sobrepor ao coletivo dos demais empregados da empresa”, afirma.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
LINK PRESENTE: Gostou desta pilastra? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul aquém.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter aproximação a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça cá).
Também pode decrescer nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 120 colunistas. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma risco clara entre verdade e peta. Quanto custa ajudar a produzir esse teor?
Assine a Folha