Cripto, Renavam e imóveis. IR tem mudanças e escritório de contabilidade alerta para data da entrega

A entrega da declaração do imposto de renda já começou e o contribuinte deve ficar atento a algumas mudanças que foram incorporadas esse ano. O alerta é do diretor do Barão Contábil, Jeferson Vancini, que lembra a data limite para ficar em dia com o leão – 29 de abril.

“Estamos com um fluxo intenso de preenchimento das declarações e temos esclarecido muitas dúvidas”, explicou Jeferson.

Segundo ele, uma das mudanças é o agrupamento dos códigos na declaração, inclusão de cripto moeda, obrigação de incluir o Renavam e a matrícula de imóveis. Vancini também revelou que agora é possível fazer a declaração de forma on-line, bastando para isso ter o acesso ao portal GOV.BR.

“Outra mudança importante é que a partir desse ano deve constar também endereço do dependente, que antes era só o nome completo e CPF”, explicou o responsável pelo Barão Contábil, que lembrou: a base de cálculo e as alíquotas ainda são as mesmas dos anos anteriores.

O diretor disse também que todos os residentes no país que tiveram rendimentos tributáveis acima de R $28.559,70 ou receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte de R $40 mil são obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda. “Isso vale ainda para quem teve a posse ou a propriedade em 31/12/2021 de bens ou direitos superiores a R $300 mil. Outro caso em que pode incidir o imposto é para aqueles que obtiveram ganho de capital na alienação de bens ou direitos, assim como quem realizou operações na bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e semelhantes”, disse.

Aposentados, casados e união estável

Para aqueles com 65 anos ou mais vale a regra de isenção dos rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão, entre outras fontes, a partir do mês em que o contribuinte completar 65 anos até o valor mensal de R $1.903.98. “Para valores acima há tributação. Também é importante lembrar que os casados ou aqueles com união estável podem realizar uma única declaração”, concluiu Jefferson.

Serviço – O Escritório Barão Contábil fica na rua R. do Retiro, 814. Outras informações podem ser obtidas pelo whats app (11) 96303-2755.