Como consultar e sacar valores do FGTS

Para movimentar a economia do Brasil, o governo liberou uma nova rodada do saque dos valores do FGTS de até R$ 1 mil das cotas ativas ou inativas.

A primeira vez que isso aconteceu foi em 2017, durante o governo Temer. Posteriormente, o governo do Bolsonaro também disponibilizou o resgate dos valores em junho de 2020.

Veja, a seguir, como consultar e sacar valores do seu FGTS.

É provável que você também goste:

Confira o calendário completo de saques do FGTS em 2022

Projeto de Lei libera saque do FGTS para segundo imóvel

Como acessar o Caixa Tem para os saques de até R$ 1 mil do FGTS

Como consultar o saldo do FGTS?

Há várias formas diferentes de conseguir consultar os valores do FGTS. Confira abaixo:

Site

Em suma, é possível verificar todas as informações do FGTS no site, depois de fazer um cadastro e criar uma senha. Para isso, é necessário saber o seu número NIS/PIS.

É possível encontrar esses dados na Carteira de Trabalho, no extrato impresso do FGTS ou Cartão do Cidadão. Abaixo, veja o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site do FGTS;
  2. Em seguida, digite o número do NIS/PIS e toque em “cadastrar senha”;
  3. Depois disso, leia o regulamento e toque em “aceito”;
  4. Posteriormente, complete os seus dados pessoais;
  5. Após isso, crie uma senha de até 8 dígitos;
  6. Por fim, faça o login para poder ter acesso a sua conta.

 Aplicativo

Você pode conferir os seus dados no aplicativo do FGTS com a mesma senha do site. Ademais, o cadastro da senha também pode ser realizado diretamente pelo aplicativo, conforme esses passos:

  1. Na tela inicial do app, toque em “Primeiro Acesso”;
  2. Depois disso, leia o contrato e toque em “aceitar”;
  3. Logo após, digite o número do NIS e toque em “Continuar”;
  4. Em seguida, complete o formulário e toque em “Próximo”;
  5. Por fim, crie uma senha e toque em “Cadastrar”.

SMS e e-mail

Pelo celular, você também pode receber todos os meses, via SMS, dados sobre o saldo disponível, e os depósitos realizados na sua conta do FGTS. Além disso, é possível ganhar as informações por e-mail.

Para fazer o cadastro nestes serviços, basta acessar o site ou via aplicativo. Por fim, se você preferir, pode informar o endereço residencial para ganhar o extrato do FGTS em papel.

Como sacar valores do FGTS?

Quando acontece a rescisão de contrato de trabalho, é responsabilidade do empregador comunicar a Caixa sobre o que aconteceu. Se a rescisão estiver conforme as regras de saque previstas, em até 5 dias úteis o trabalhador pode resgatar o seu FGTS.

Por outro lado, quando acontece a rescisão de contrato por acordo entre trabalhador e empregador, o trabalhador precisa ir a uma agência da Caixa a partir do 5º dia útil, contabilizado da data de quitação da multa rescisória feita pelo empregador. Dessa forma, o trabalhador poderá fazer o saque do FGTS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com