Carros usados sobem 20% em 12 meses: veja modelos mais valorizados

De um ano para cá, os carros usados tiveram uma grande valorização. Essa é uma consequência do aumento dos preços dos veículos novos, especialmente diante da inflação, embora essa também tenha puxado o preço dos usados. E tanto que em alguns casos é possível vender um usado com valorização de 20%.

Leia mais: Grande chance Fiat: veja modelos de carros com financiamento sem juros

Talvez essa seja uma boa hora para vender o veículo usado para ganhar uma boa grana. Esse conselho serve principalmente para aquelas pessoas que passaram do trabalho presencial para o remoto, então agora passam a maior parte do tempo com o carro parado na garagem.

Valorização dos carros usados

Um levantamento feito pelo EXTRA mostrou a valorização de alguns carros de segunda mão. O modelo Onix Plus, por exemplo, que foi comprado por R$ 73.255 em 2021 agora tem sido vendido por até R$ 89.485.

E mesmo que alguns donos não consigam vender os modelos por preço maior do que compraram, tudo indica que ainda dá para garantir um bom negócio diante do cenário atual, pois as perdas estão sendo menores.

O motivo da valorização dos carros usados é a queda na produção de novos veículos por falta das peças. Sendo assim, a oferta dos modelos zero está menor.

Mas a boa maré para os usados pode estar perto do fim, visto que a retomada da indústria na produção do zero quilômetro está próxima. Dessa forma, quem estiver pensando em aproveitar o momento para vender e garantir um dinheiro bacana com a valorização já não pode perder muito mais tempo.

Se a intenção for vender o carro para investir o dinheiro, a ideia pode ser muito vantajosa! Só não vale para quem deseja passar o veículo para frente para depois comprar um outro carro, por exemplo.

Antes de comprar um carro usado é sempre bom conferir toda a documentação do veículo, a condição dos bancos, do motor, o desgaste na pintura e a procedência dele como um todo.