CAARN comemora Dia da Mulher com entrega final da Casa da Advocacia

Atividades ocorreram no espaço da Casa, que agora está com sua obra concluída e disponível para o uso das advogadas e advogados do RN. Foto: Divulgação

Na última terça-feira (8), a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) e a Ordem dos Advogados do Brasil do RN (OAB/RN) entregaram a última etapa da nova Casa da Advocacia em evento comemorativo pelo Dia da Mulher. As atividades ocorreram no espaço da Casa, que agora está com sua obra concluída e disponível para o uso das advogadas e advogados do RN.

Um café da manhã acompanhado de música ao vivo deu início à comemoração. No local, a CAARN disponibilizou gratuitamente um estúdio móvel com fotógrafa para a realização de fotos profissionais das advogadas, que poderão ser utilizadas nas divulgações de seus serviços nas redes sociais.

O evento abriu a programação do Mês da Mulher, que vai contar com atividades em todas as subseções da OAB/RN. As ações vão incluir palestras, cursos, bate-papos, café da manhã, lançamento de um podcast, homenagens, entrega de brindes, entre outros.

A vice-presidente da CAARN, Danielle Diniz, ressaltou a importância da data. “Estamos muito felizes por finalmente entregar a Casa da Advocacia, e isto acontece hoje, no Dia Internacional da Mulher, data que simboliza luta e resistência. É muito importante que estejamos sempre à frente, buscando manter as conquistas que tivemos e ampliar os espaços”.

Dos mais de 13 mil advogados ativos do estado, 44% são mulheres. Apesar do número expressivo, os desafios da mulher advogada são permanentes, como destacou Valderice Nóbrega, tesoureira da CAARN. “Sofremos esses obstáculos constantemente, seja de forma velada, em sua maioria, ou abertamente, quando ouvimos alguns afirmarem que advocacia é profissão para cabra macho, porém, parafraseando Sobral Pinto, ‘a advocacia não é profissão de covardes’, e as mulheres são, em abundância, corajosas, fortes, inteligentes e capazes”.

A OAB-RN se destaca no cenário nacional por levantar a bandeira da paridade de gêneros, garantindo 50% das vagas para mulheres em suas comissões, visando assegurar a participação feminina nas lideranças da instituição. Junto a isto, está a atuação da Comissão da Mulher Advogada, que, entre outras ações, incentiva a participação feminina nos órgãos de classe. A Caixa de Assistência também está alinhada com esses valores: quatro dos sete cargos da diretoria são ocupados por mulheres, incluindo a vice-presidência.

Casa da Advocacia

A nova Casa da Advocacia Hélio Xavier de Vasconcelos oferece estrutura aos advogados com sala de coworking, escritório modelo, sala de reunião, sala para audiências, Centro de Inclusão Digital, miniauditório, copa e espaço de convivência. Além disso, possui uma localização privilegiada, próxima ao Fórum Seabra Fagundes, à Justiça Federal, à Polícia Federal, ao TRT21 e ao estacionamento da OAB/RN. Os agendamentos para uso dos espaços já podem ser feitos no site da CAARN, em: caarn.org.br.

A Casa funciona em prédio próprio, adquirido com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). A compra configurou um importante investimento e redução de custos. Além dessa nova estrutura, os advogados continuarão contando com os espaços disponíveis na sede da CAARN – OAB/RN, que oferece Escritório Modelo, Centro de Inclusão Digital, Espaço Empreender, Sala de Reuniões e Clínica da Advocacia. A sede possui estacionamento próprio e fica na Rua Barão de Serra Branca, S/N, Candelária.

“A Casa da Advocacia torna o nosso estado pioneiro no cenário nacional, oferecendo aos profissionais estrutura moderna e serviços diferenciados, em uma localização estratégica, e tudo isso só foi possível graças ao empenho da gestão, comprometida em servir bem a advocacia potiguar”, resume Ricardo Lucena, presidente da CAARN.