Advogados vão atender de graça na Praça Oito


O Plantão da Cidadania, como é chamado, acontece na Praça Oito, no centro da capital, das 9h às 17 horas.


|  Foto:
Pixabay

 

Quem tem dúvidas de como dar entrada na Justiça para receber um benefício no INSS, pensão, dar início a processo de divórcio e em outros tantos assuntos que demandam o trabalho de um advogado pode comparecer ao centro de Vitória amanhã. 

Cerca de 120 advogados vão fazer um trabalho de orientação à população nas mais diversas áreas do Direito, e tudo isso de forma totalmente gratuita. 

O Plantão da Cidadania, como é chamado, acontece na Praça Oito, no centro da capital, das 9h às 17 horas.

São advogados especialistas das áreas de Direito do Consumidor, Previdenciário, Criminalista, advogados da Família, entre outros. Além disso, o Plantão da Cidadania vai contar com a presença do Sebrae para esclarecer dúvidas de microempreendedores, além do Procon e de economistas. 

O evento é realizado há 20 anos pelo Sindicato dos Advogados e também conta com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES).

É importante lembrar, no entanto, que o serviço prestado pelos advogados no dia é a orientação, não sendo possível dar entrada em nenhum processo judicial no momento. 

Mas há um trabalho completo de orientação e indicação de como proceder de acordo com a necessidade de cada pessoa que, ao chegar ao evento, passa por uma triagem antes do atendimento.

O diretor de eventos do Sindiadvogados, Ben-Hur Farina, explica como vai funcionar o Plantão da Cidadania. 

“O número de advogados que atendem vem aumentando. Serão 120 profissionais, que vão atuar em rodízio, ficando pelo menos duas horas prestando atendimento cada um. Muitas coisas podemos resolver ali já na hora, pois muitas pessoas não sabem como proceder, quem procurar, quais documentos necessários. Então, vamos ajudar”, disse Farina. 

“Fazemos esse evento em comemoração à Semana do Advogado. É uma maneira de retribuir nosso conhecimento para a população. É uma tradição nossa fazer isso há duas décadas”, completou o presidente do Sindiadvogados, Luiz Télvio Valim.

SAIBA MAIS 

Plantão da Cidadania

– Ação: Plantão da Cidadania oferece atendimento jurídico gratuito à população.

– Local: Praça Oito, no centro de Vitória.

– Quando: Amanhã.

– Horário: Das 9h às 17h.

– Serviços: Orientações de advogados da família, criminalistas, previdenciário, consumidor e trabalhista.

 – Recomendação: Os atendimentos começam às 9h, porém antes é feita uma triagem. Chegar minutos antes pode adiantar o processo de triagem. 

– Levar os documentos referentes ao caso que a pessoa queira esclarecer é importante para facilitar o trabalho dos advogados.

Fontes: Luiz Télvio Valim, presidente do Sindiadvogados, e Ben-Hur Farina, diretor de eventos do Sindiadvogados.