Advogados participam de eleição para escolher futuro desembargador do TJ | Alagoas – Notícias

DivulgaçãoLista sêxtupla terá o nome do novo desembargador do Tribunal de Justiça

Iniciou às 8h desta sexta-feira, 8, a votação para escolha de advogados que farão parte da lista sêxtupla da qual sairá o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Trata-se do Quinto Constitucional, mecanismo que confere vinte por cento dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores. 

A votação acontece até às 17h, no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Maceió, e nas subseções do interior da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), entidade responsável pelo pleito. Cerca de oito mil advogados do estado estão aptos a votar. 

Segundo o presidente da OAB-AL, Vagner Paes, é um momento único para a categoria, levando a visão de um profissional com experiência na advocacia para o Judiciário. “Estamos chegando à reta final do processo eleitoral para escolha do desembargador ou desembargadora pelo Quinto Constitucional. Não percam esta oportunidade de colocar no Tribunal de Justiça alguém que possa nos representar, alguém que tenha toda essa experiência de vida e que saiba a importância e o valor da advocacia para o devido processo legal”,  declarou.

Na disputa estão 22 candidatos. São eles: Daniel Felipe Brabo Magalhaes, Fernando Antônio Barbosa Maciel, Denarcy Souza e Silva Júnior, Eliseu Soares da Silva, Roberto Tavares Mendes Filho, João Carlos Lima Uchôa, Lavínia Cavalcanti Lima Cunha, Alberto Maya de Omena Calheiros, Thiago Pinheiro, Cristiano Barbosa Moreira, Fábio Costa de Almeida Ferrario, Othoniel Pinheiro Neto, Antônio Carlos Freitas Melro de Gouveia, Claudia Lany Oliveira Virtuoso Souza, Thiago Maia Nobre Rocha, Eduardo Antônio de Campos Lopes, Flávio Adriano Rebelo Brandão Santos, Tales Azevêdo Ferreira, Rosemary Francino Ferreira Freitas, Ricardo Lôbo Ramires Malta, Onaldo Beltrão Tavares e Rivaldo Rodrigues de Melo.

Nomes que hoje são referência na Justiça do país conquistaram espaço na magistratura por meio do Quinto Constitucional. É o caso do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, do desembargador Tutmés Airan, e o desembargador Marcelo Vieira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19).

Votação

Cada advogado ou advogada poderá votar em até seis nomes de sua preferência. Os mais votados vão compor uma lista sêxtupla que será encaminhada ao TJ/AL. Lá, serão escolhidos três nomes que serão enviados ao governador de Alagoas, para escolha do novo desembargador ou desembargadora do estado.