Advogados aprovam melhorias do PJe em sistema modernizado

 

A versão 2.2 do Processo Judicial Eletrônico (PJe) vem colecionando elogios do público interno (magistrados(as), servidores(as), assessores(as)) e do público externo (advogados(as), procuradores(as), defensores(as), promotores(as) e demais operadores(as) do direito), pelas melhorias e novas funções que têm garantindo melhor usabilidade aos usuários e usuárias da ferramenta do Poder Judiciário de Mato Grosso.

O advogado Flávio Fernando Leal Lawall, afirma que uma das grandes melhorias que percebeu foi na questão da contagem de prazos e das respostas dentro dos prazos processuais. “O PJe criou agora a figura de responder. Quando você vai responder uma intimação e muitas vezes quer fazer uma petição independente (sem configurar como resposta específica e sem perder o prazo), agora existe a opção de assinalar se a manifestação responde ou não a intimação, o que ajuda e facilita muito.”

O operador do direito destaca que a mudança foi muito importante, principalmente porque existem certas intimações que implicam em duas contagens de prazo distintas. “Por exemplo, eu tenho uma contagem de prazo de cinco dias para responder um saneador.

Mesmo se tenho alguma emenda ou alguma sugestão a mais, já está correndo o prazo de quinze dias para indicar testemunhas. Então, em apenas uma publicação eu sou indicado para dois fatos jurídicos distintos e com prazos distintos. Antes, eu teria que responder a primeira como uma manifestação simples e muitas vezes a gente acabava marcando ali para responder a manifestação e o sistema já considerava como precluso os 15 dias, quando a intenção não era essa.”

“Agora ficou muito mais claro e tranquilo, gosto muito do PJe, não tenho nenhuma dificuldade e essa versão de fato ficou muito melhor que a anterior”, afirma o advogado.

Para o gerente sênior de Desenvolvimento do PJe, Renato Paquer, as modificações simples são as que justamente fazem a diferença na rotina de quem está na linha de frente, utilizando a ferramenta digital todos os dias. “Tivemos vários relatos de boa receptividade de melhorias realizadas nessa versão, principalmente em aspectos de usabilidade: diminuição de complexidade, menos cliques para realizar ações, entre outros.”

Renato Paquer acrescenta que a versão 2.2 traz como novidade nove funcionalidades, 46 melhorias, 83 correções e três alterações. “A atualização foi um sucesso, com tempo recorde de disponibilização e sem nenhum problema de instabilidade registrado.”

Atualização em tempo recorde

A nova versão do PJe foi disponibilizada com cerca de um dia de antecedência do previsto, iniciando o processo de migração para a 2.2.0.0 a meia noite de sábado (14 de maio) e finalizando ainda no mesmo dia, às 22h35. O processo total de disponibilização da nova versão durou menos de 23 horas para o público geral, a previsão inicial do retorno da ferramenta seria apenas para o dia 16 de maio.