Advogado Jarbas Vasconcelos é novo nome do MDB na disputa à Alepa

O advogado e ex-secretário da Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, 55, é novo nome do MDB à corrida eleitoral do Pará, em 2022. Candidato a deputado estadual, Jarbas Vasconcelos, está muito bem cotado entre os medalhões da agremiação, que tem no governador Helder Barbalho, candidato a reeleição, o seu maior expoente, com favoritismo inquestionável nas pesquisas de opinião pública.

A decisão de sair candidato a Assembleia Legislativa saiu em 2019. Nesse período, Jarbas Vasconcelos alinhavou as primeiras costuras políticas pelas macrorregiões do Estado e, atualmente, vem consolidando as alianças numa curvatura ascendente e positiva.

“A nossa proposição ao assumir o mandato na Assembleia Legislativa é pelo conhecimento que temos das necessidades do Estado do Pará e o que precisa ser feito, por meio das políticas públicas, para alavancar a economia e transformar as riquezas paraenses a favor da população”, destaca o candidato, que nesta sexta-feira, 16, está em Altamira, na região do Xingu, após passar por Santarém, onde realizou grande ato político com caminhada pela orla da cidade, seguido de centenas de apoiadores e lideranças políticas.

Senado – Esta é a segunda vez que Jarbas Vasconcelos disputa uma eleição. A primeira, em 2018, ele foi candidato ao Senado da República, recebendo mais 500 mil votos. De origem familiar pobre, Jarbas Vasconcelos deixou a cidade de Monte Alegre, no Baixo Amazonas, aos 12 anos e veio para Belém estudar. E, após ser graduado em Direito, pela Universidade Federal do Pará, passou a atuar na advocacia trabalhista e popular e chegou à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Pará) por dois mandatos consecutivos. “Fui o primeiro presidente da Ordem com o perfil trabalhista e popular e quero muito levar esse ideal para Assembleia Legislativa”, comentou.

Segurança – A candidatura de Jarbas Vasconcelos tem no governador Helder Barbalho um grande aliado. O governador é muito presente na campanha com gravações de vídeos e aparições em grandes eventos como na visita da candidata a presidente Simone Tibet, em Belém. No almoço, oferecido pelo empresariado local, Jarbas Vasconcelos esteve presente e ganhou da presidenciável medebista um depoimento de apoio à sua candidatura. 

Na área da segurança pública, Jarbas Vasconcelos tem outra grande rede de apoiadores. Ele é o idealizador da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), que “sepultou” a velha Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), criando também a Polícia Penal do Estado; o que refletiu diretamente na redução da criminalidade.

“Eu sempre dizia que a mudança no sistema penitenciário não viria pelo lado de fora, mas sim, pela retomada do controle interno das unidades prisionais pelo Estado. E, foi assim, enfrentamos o crime organizado, implantamos medidas disciplinares, ações de saúde, educação e trabalho. Hoje, existe paz às pessoas privadas de liberdade e para quem mora às proximidades das casas penais”, analisa o candidato. “Só tenho a agradecer ao governador Helder e a todos e todas que fazem o sistema integrado da segurança pública no Estado”, completou.

Campanha – Desde o dia 16 de agosto, data oficial da abertura campanha eleitoral no Brasil, Jarbas Vasconcelos está na estrada. Segundo ele, as viagens são para consolidar as alianças pré-estabelecidas com lideranças políticas, sindicatos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários e comunidades nos quatro cantos do Estado do Pará.

“A fase da pré-campanha está surtindo efeito, nossa candidatura está consolidada, segura, no topo da curvatura ascendente e nossa votação será expressiva, extraordinária, exitosa e chegaremos à Alepa para cumprir um mandato democrático com grande participação popular”, reiterou o candidato.

Em um mês de campanha, completados nesta-sexta-feira, 16, Jarbas Vasconcelos já visitou a região de Carajás com ênfase aos municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado de Carajás, Conceição do Araguaia e Redenção. No Baixo Amazonas, já esteve em Itaituba, Santarém, Mojuí dos Campos, Terra Santa, Faro, Juruti, Oriximiná (estendendo até a aldeia Trombetas Mapuera, da etnia Wai-Wai), Óbidos, Alenquer e Monte Alegre. No Baixo Tocantins, o candidato participou do ato político em Cametá e mantém representatividades em Baião e Mocajuba. Ele ainda cumpriu agenda em Altamira, na região do Xingu.

Belém – Na capital do Estado, com maior colegial eleitoral, Jarbas Vasconcelos tem trabalho com centenas de lideranças de mais de trinta bairros da Região Metropolitana, incluindo os distritos de Mosqueiro e Outeiro, ilhas próximas de Belém e municípios do arquipélago do Marajó, além de Santa Izabel do Pará, Vila de Americano e Santo Antônio do Tauá.

Tags


Eleições 2022