#Adv: campanha mostra a diferença que advogados fazem na vida de cidadãos

Indispensáveis à governo da Justiça, os advogados e advogadas têm seu papel definido em lei, exercendo uma função social e sendo invioláveis por seus atos e manifestações. Nos processos de cada dia, as prerrogativas profissionais se traduzem na solução de problemas práticos e na garantia de direitos a cidadãos com as mais diversas histórias e origens.

Ao trabalhar pela obtenção de um recta, o legisperito tem a capacidade de transformar a vida de uma pessoa – essa é a tônica da campanha #adv, lançada pela OAB Paraná. A iniciativa consiste em diversas ações, entre as quais a websérie que apresenta relatos verídicos sobre atuações de advogados e advogadas que mudaram vidas.

Na dimensão previdenciária, por exemplo, as mudanças legislativas são constantes e as normas complexas. Muitas vezes, o segurado do INSS não sabe quais são seus direitos e tampouco porquê requisitá-los. Em alguns casos, um dia de vida ou de trabalho e taxa pode mudar todo o planejamento e o resultado final.

Segundo o relatório Justiça em Números, do Juízo Vernáculo de Justiça (CNJ), publicado em 2020, quatro dos cinco assuntos mais demandados na Justiça Federalista se referem a Recta Previdenciário. São 1,6 milhão processos sobre auxílio doença; aposentadoria por invalidez; benefícios por idade; e benefícios por tempo de taxa.

Em cada uma dessas causas há advogados atuando e trabalhando literalmente porquê operadores do recta. Esses profissionais fazem com que, mesmo com os obstáculos de um país desigual e burocrático, diariamente direitos sejam efetivados.

Um estudo do Instituto Brasílio de Recta Previdenciário (IBDP) apurou que entre 2018 e 2020 o número de benefícios indeferidos ultrapassou 3 milhões, o que resultou em um aumento de 91% nas recusas no período. Diante desse quadro, a atuação de profissionais da advocacia capacitados se torna ainda mais imprescindível para prometer direitos dos cidadãos que apresentam essas demandas.

Para solicitar o que é justo à secção e conseguir ter os pedidos deferidos, o legisperito precisa além de saber legislação, estar familiarizado com plataformas porquê o INSS Do dedo (plataforma da advocacia) e o MEU INSS (vida previdenciária dos segurados). Também é fundamental uma boa ração de sensibilidade para compreender as particularidades de cada história. A prática reitera a já conhecida e sempre atual asserção: sem legisperito, não há justiça.

Assista ao primeiro incidente:

Mais histórias

Para saber mais casos que mostram porquê a atuação do legisperito ou da advogada é crucial, assista à websérie completa da OAB Paraná. Acesse a plataforma da campanha #adv, que disponibiliza todos os vídeos.

Os profissionais da advocacia que desejarem também podem relatar vivências em que sua atuação fez diferença na vida de alguém. Os depoimentos passarão por uma curadoria e poderão ser publicados na plataforma.