13 séries de advogados para não deixar de ver na Netflix

Uma boa série de advogados demanda personagens complexos, uma trama bem construída, diálogos inteligentes e até uma dose de mistério. Por este motivo, geralmente séries de advogados consideradas boas são, na verdade, muito boas! E fizemos uma lista dessas produções que prendem o espectador do começo ao fim. E o melhor, todas disponíveis na Netflix pra ver agora mesmo.

Esta lista NÃO segue ordem classificatória.

1. For Life (2020)

O empresário Aaron Wallace foi condenado a prisão perpétua por um crime que não cometeu. Durante seus anos na prisão, ele estuda e se torna advogado de defesa. Agora ele trabalha para defender outros presidiários perante a justiça, enquanto tenta revogar sua própria sentença e encontrar o verdadeiro culpado.

Inspirada na história real de Isaac Wright Jr., a série recebeu críticas muito positivas e conquistou o público, que destacou a trama por prender do começo ao fim. Infelizmente, a produção foi cancelada após a segunda temporada. Ainda assim, é uma série de advogados que vale muito a pena conferir.

2. Suits (2011)

séries de advogados

Por nove temporadas, esta série prendeu o espectador entre os diferentes casos judiciais, as excelentes resoluções, o cotidiano de um escritório de advocacia e todos os problemas que os personagens principais vivenciam. A trama principal acompanha Mike Ross, um jovem brilhante e com memória fotográfica. Ele acabou sendo expulso do curso de Direito após a direção da universidade descobrir que ele vendia o serviço de fazer provas por outros estudantes.

Mas sua vida muda quando, acidentalmente, vai parar na seleção para se tornar o novo associado em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York. Aborrecido pelo nível dos demais candidatos, o famoso advogado Harvey Specter decide contratar Mike e esconder a verdade sobre sua formação. Agora os dois precisam esconder a mentira, enquanto resolvem diferentes casos.

3. Inacreditável (2019)

séries de direito

Esta série é baseada no artigo de 2015 Uma história inacreditável de estupro, vencedor do Prêmio Pulitzer. A trama acompanha um dos casos de estupros que marcaram Washington e Colorado entre 2008 e 2011. O foco é em Marie, uma adolescente que denuncia o estupro que sofreu, mas acaba sendo acusada de mentir sobre o ocorrido.

Nos oito episódios desta minissérie, vemos dois detetives seguindo um difícil caminho para descobrir a verdade por trás do caso, enquanto Marie tenta provar sua inocência e o crime que sofreu no tribunal.

4. O Poder e a Lei (2022)

séries de advogados

Em 2011, o filme O Poder e a Lei, estrelado por Matthew McConaughey, trouxe a primeira adaptação da história da série de livros The Lincoln Lawyer (no Brasil, Advogado de Porta de Cadeia). Embora a série de 2022 tenha o mesmo título do filme e do primeiro livro que o longa adaptou, os episódios trazem a continuação da história, adaptando a trama a partir do segundo livro, O Veredicto de Chumbo.

A trama acompanha o advogado Michael “Mickey” Haller, que atende seus clientes no seu inusitado escritório: o banco de trás de seu carro da marca Linconl. Na série, vemos o caso de um poderoso homem de Hollywood acusado de matar sua esposa e o amante dela. Assinando a produção, temos David E. Kelley (Big Little Lies, The Undoing, Big Sky, Nove Desconhecidos e Anatomia de um Escândalo). Já como co-roteirista e showrunner, a série contou com Ted Humphrey (The Good Wife).

5. How to Get Away with Murder (2014)

series de advogados

As seis temporadas desta premiada série acompanham a brilhante advogada e professora de defesa criminal Annalise Keating. Ela seleciona cinco de seus alunos para trabalhar diretamente com ela. Mas o que parecia ser uma oportunidade única logo se transforma em uma situação extremamente complicada, quando eles acabam envolvidos em um assassinato.

A trama desta série deixa o espectador curioso durante todos os episódios de cada temporada, mostrando a complicada verdade por trás de cada caso apenas no final, e acompanhando diferentes casos judiciais. O incrível trabalho de Viola Davis como a protagonista da série rendeu à atriz um Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática, o primeiro de uma mulher afro-americana na categoria.

6. Uma advogada extraordinária (2022)

series de advogados netflix

Esta série sul-coreana chegou à Netflix e surpreendeu positivamente os espectadores. Os 16 episódios acompanham a advogada Woo Young-woo, uma mulher com transtorno do espectro do autismo. Embora tenha dificuldades com interações sociais, Young-woo é brilhante e se formou na faculdade de direito como a melhor de sua turma.

Em seu primeiro emprego, ela precisa vencer preconceitos, mas logo conquista a admiração de seus colegas com sua memória fotográfica e sua inteligência, que a tornam uma advogada incrível. A cada episódio, o espectador acompanha Woo em questões jurídicas muitas vezes eticamente complicadas, enquanto vemos o crescimento profissional e pessoal da personagem.

7. Better Call Saul (2015)

series netflix

Um spinoff prequel da aclamada Breaking Bad, esta série acompanha o simples advogado James Morgan “Jimmy” McGill, seis anos antes de ele se tornar o egocêntrico advogado criminal Saul Goodman.

Nesta época, Jimmy tentava construir uma carreira respeitosa e baseada na honestidade. Contudo, o advogado já demonstrava um lado interessado em aplicar golpes e tirar proveito disso. Assim como sua antecessora, Better Call Saul recebeu aclamação do público e da crítica.

8. Olhos que condenam (2019)

melhores series

Baseada em uma história real, esta minissérie narra a história de cinco adolescentes negros do Harlem que foram injustamente condenados pelo estupro de uma mulher branca. Dividida em quatro partes, a produção acompanha o caso desde os primeiros interrogatórios.

A série foi criada, escrita e dirigida por Ava DuVernay, primeira diretora negra a ser nomeada a um Globo de Ouro e a ter seu filme nomeada ao Oscar de Melhor Filme com o longa Selma.

9. Juvenile Justice (2022)

melhores séries

Esta elogiada produção sul-coreana nos apresenta a Shim Eun-seok, uma juíza conhecida por sua personalidade fria e distante e por seu completo desprezo por jovens infratores. Sua aversão aos jovens fica ainda mais clara quando ela é encarregada de assumir a corte juvenil do Distrito de Yeonhwa.

Enquanto tenta equilibrar seu sentimento pelos infratores juvenis e seus princípios em relação a justiça, Eun-seok se vê envolvida com complexos casos que podem mexer com a forma como ela vê a juventude de seu país. A série foi muito elogiada por abordar a mensagem de a sociedade também tem culpa dos atos de seus jovens.

10. Il Processo (2019)

melhores series netflix

Quando o corpo da jovem Angelica Petroni é encontrado em um rio da cidade de Mântua, na Itália, a promotora pública Elena Guerra adia seus planos de pausar seu trabalho por um tempo, e é encarregada do caso. Já no início da investigação, Elena descobre duas coisas que movimentam ainda mais o caso para ela: a primeira é que o crime envolve uma das famílias mais poderosas do país, a segunda é que a vítima tem uma ligação inesperada com a própria Elena.

Com grande parte das cenas se passando dentro do tribunal, os episódios colocam o espectador na mesma posição de dúvida dos personagens. Principalmente porque as testemunhas parecem ter versões diferentes dos acontecimentos quando são interrogados por Elena e quando são questionados pelo advogado Ruggero Barone, que defende a principal suspeita do crime.

11. Law School (2021)

melhores series advogados

Ex-promotor, Yang Jong honn agora ensina direito na prestigiada Hankuk University. Relativamente temido por seus alunos, o professor desafia os estudantes a formularem suas próprias ideias e seu pensamento crítico. Mas a rotina dos alunos sofre uma perigosa reviravolta. Em uma simulação de julgamento, um outro influente professor do curso de direito é encontrado morto, e o professor Yang se torna o principal suspeito do crime.

A partir daí, cabe aos estudantes de direito investigar e provar em tribunal a verdade sobre o assassinato e a inocência do professor Yang. A série foi muito elogiada pela crítica e pelo público.

12. Hierarquia (2022)

series de advogados netflix

Ingrid (Arden Cho) é uma jovem advogada que constrói sua carreira com o objetivo de se tornar a nova sócia de um escritório em Nova York, em um caminho marcado por machismo e racismo. Mas após seis anos de muito trabalho, tudo parece correr bem. É quando um homem de seu passado ressurge e a faz questionar várias partes de sua própria vida.

A série adapta o livro da autora Helen Wan, que atuou como consultora da produção. A sinopse descreve a protagonista como uma chinesa-americana lutando para se tornar a primeira mulher minoritária a ser sócia de um escritório de advocacia.

13. Anatomia de um escândalo (2022)

series advogados

O ministro parlamentar britânico James Whitehouse leva uma vida aparentemente perfeita ao lado de sua esposa Sophie. Mas a paz do casal é destruída quando James é acuso de estupro. Enquanto Sophie acredita na inocência do marido, a advogada Kate Woodcroft se expõe ao desgaste de ver seu trabalho sendo descredibilizado ao tentar provar a culpa do político.

A série foi criada por David E. Kelley, roteirista da aclamada Big Little Lies. Inspirada no livro de mesmo título escrita por Sarah Vaughan, a produção não é baseada em fatos reais. Contudo, a obra original foi criada a partir das experiências da autora e jornalista, que trabalhava como repórter no The Guardian, ao escrever sobre escândalos políticos e expor o poder e o privilégio.

CONFIRA AINDA MAIS SUGESTÕES

As melhores séries policiais e de investigação criminal

As melhores séries para conferir na Netflix este ano

As melhores SÉRIES DE SUSPENSE para ver na Netflix

As melhores séries médicas para assistir agora mesmo

As melhores séries para assistir na HBO Max

As SÉRIES TURCAS incríveis para não deixar de conferir!